domingo, 16 de junho de 2013

forte dos reis magos

Oi pessoal, hoje vou falar sobre o forte dos reis magos. O forte dos Reis Magos foi Edificado em Natal, na barra do Rio Potengi  em fins do século XVI e início do XVII,  a Fortaleza da Barra do Rio Grande – conhecida como Forte dos Reis Magos – foi palco de acontecimentos históricos que transcenderam largamente sua função militar originária.A melhor defesa, assim, era, sem dúvida, a ocupação efetiva. O Tratado de Tordesilhas, em si, não garantia proteção alguma; formas defensivas concretas deveriam ser buscadas para que a colônia incorporasse territórios adjacentes e os defendesse, e para que os fidalgos portugueses tivessem respaldo em suas buscas por oportunidades brasileiras, que agora expandiam-se para além da Paraíba, rumo ao norte, onde a presença de índios e franceses constituíam obstáculo.

CURIOSIDADES:

  • A Fortaleza da Barra do Rio Grande serviu como sede da administração da Capitania do Rio Grande, residência do Capitão-mor, Comando militar, Quartel de Tropas e refúgio dos moradores.
  • Entre as atrações do Museu destaca-se um marco do descobrimento do Brasil (para lá trazido na década de 1990);
  • Os visitantes são recebidos, à entrada, pela imagem dos Magos Gaspar, Belquior e Baltasar, doada pelo José I de Portugal (1750-1777).
  • Os 400 anos da fortaleza foram comemorados por uma bonita emissão filatélica da ECT (6 de Janeiro de 1999).
  • A fortaleza foi, a partir do ano 2008, um dos 50 monumentos brasileiros candidatos à Eleição das 7 Maravilhas do Brasil, cujo resultado saiu em 1º de janeiro de 2009, onde não obteve classificação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário